Conheça as principais tendências do mercado imobiliário para 2022

Postado na categoria Mercado Imobiliário em e atualizado em 26 de janeiro de 2022

A pandemia impôs um período de incertezas no mercado imobiliário em 2021, mas boas perspectivas surgem no futuro do ramo, apontando o reaquecimento do mercado.

Locatários, compradores e investidores poderão recuperar parte das perdas do último ano com taxas de juros mais vantajosas e novidades que prometem bons ganhos.

Mas não se engane: para tirar o melhor proveito possível do setor imobiliário no próximo ano, é indispensável ficar por dentro das tendências!

Por isso, criamos um guia com as principais previsões do mercado de imóveis, com tudo que você precisa saber sobre o setor para se preparar para 2022! Veja só!

Como o mercado imobiliário se comportou em 2021?

Antes de descobrir o que o mercado imobiliário reserva para o futuro, é importante compreender como esse mercado se comportou no ano que se encerra.

O setor sofreu um baque no ano inicial da pandemia de Covid-19: muitos quiosques, lojas e imóveis comerciais acabaram fechando as portas, mesmo que provisoriamente.

No entanto, o setor também mostrou sinais precoces de recuperação e ajudou a impulsionar a retomada das atividades em todo o Brasil.

Um estudo da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário aponta que o mercado de imóveis deve fechar o ano com crescimento superior a 12%, muito acima dos 4,97% esperados para o mercado brasileiro no Relatório Focus, do Banco Central.

Em outras palavras: quem não perdeu tempo e investiu em imóveis em 2021 teve retorno maior que a média do mercado, e a tendência é ainda melhor para o ano que vem!

E como estão as previsões do mercado imobiliário em 2022?

As previsões do mercado imobiliário são bastante positivas para o próximo ano, graças a algumas tendências da economia brasileira.

Os especialistas acreditam que, apesar do aumento recente da taxa Selic, as taxas de juros vão se manter baixas e a inflação deve desacelerar, acendendo o interesse de investidores e tornando o mercado ainda mais competitivo.

No entanto, por mais que você faça o “dever de casa” e se prepare para investir seu dinheiro com inteligência, é indispensável contar com a assessoria adequada para minimizar os riscos e tornar as transações mais rápidas, seguras e eficientes.

Dessa forma, é extremamente recomendado que você não se arrisque no mercado de imóveis sem o know-how adequado, ou você pode acabar perdendo dinheiro!

Nesse sentido, recomendamos os serviços da GSA – Gestão e Solução de Ativos, uma empresa de reputação ilibada e especializada na gestão comercial imobiliária.

A GSA dispõe de mais de 130 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) à disposição do seu negócio em pontos comerciais escolhidos minuciosamente para oferecer o melhor retorno.

Além disso, a empresa conta com o serviço de uma equipe qualificada, com grande expertise em diferentes frentes do setor imobiliário, como consultoria técnica, comercialização de imóveis em centros comerciais, gestão de contratos e muito mais.

Visite o nosso site para encontrar as melhores soluções possíveis para as necessidades do seu negócio!

O que esperar do mercado imobiliário em 2022?

O cenário econômico mais favorável, a recuperação pós-pandemia e consumidores mais exigentes devem nortear as tendências do mercado imobiliário em 2022.

A expectativa é de que aumentem a procura por imóveis mais amplos, para compensar os efeitos do distanciamento social dos últimos 2 anos, e a demanda por imóveis sustentáveis, cujos projetos valorizem a preservação do meio ambiente.

Além disso, vai ser difícil reverter o interesse cada vez maior dos consumidores em resolver suas pendências de maneira digital e desburocratizada, inclusive em processos de venda e locação de imóveis.

Confira o que esperar do setor no próximo ano!

Alta demanda por imóveis maiores

Por quase 2 anos, a maioria das pessoas trocou os espaços ao ar livre pela segurança de seus lares, e agora chegou a hora de correr atrás do prejuízo.

Por essas e outras, os especialistas são unânimes em apontar que 2022 vai ser o ano da procura por imóveis residenciais e comerciais mais amplos!

Os compradores e locatários estão em busca de imóveis mais espaçosos, com maior margem para mudanças de infraestrutura, que disponham de boa ventilação e iluminação, acesso a praça de alimentação, escadas rolantes e lojas-âncora.

Alta procura por imóveis comerciais

Durante a pandemia, muitas empresas acabaram fechando seus escritórios e instituindo o regime de home office ou trabalho remoto entre seus colaboradores.

À medida que a economia dá sinais de reaquecimento, tem crescido a procura por imóveis comerciais, especialmente escritórios e lojas, na retomada da vida normal.

Isso também significa que os preços, até então relativamente estáveis, devem subir no próximo ano, e quem deixar para correr atrás na última hora pode acabar pagando mais caro.

Por isso, se você está pensando em alugar um imóvel comercial, conte com a ajuda de quem entende do assunto, como a GSA – Gestão e Solução de Ativos, para fazer o seu planejamento imobiliário para 2022.

Processos de venda e locação sem burocracia

Até muito pouco tempo atrás, quem precisava alugar um imóvel, seja residencial ou comercial, precisava se deslocar até uma imobiliária para começar sua procura, assinar e gerir contratos.

Hoje em dia, no entanto, as coisas já não funcionam bem assim.

Uma das maiores tendências do setor imobiliário para 2022 é a desburocratização e digitalização dos processos, isto é, processos como orçamentos, negociações e até assinatura de contrato agora podem ser feitos sem sair de casa!

A GSA, por exemplo, já disponibiliza os serviços de visitas virtuais e assinatura de contrato digital, para que você possa conhecer os imóveis e até fechar negócio com praticidade, segurança e eficiência.

E é exatamente isso que o mercado de imóveis comerciais espera para o ano que vem: uma procura cada vez maior por serviços digitais que facilitem a vida do locatário ou comprador!

Aposta na sustentabilidade e tecnologia

Nos últimos anos, a demanda por imóveis sustentáveis tem crescido exponencialmente, por uma série de fatores.

Além de contribuem para o meio ambiente, esses imóveis podem representar gastos menores com as contas mensais, incluindo água e luz.

Os clientes do setor imobiliário também estão de olho nos avanços tecnológicos, como a automação, para reduzir despesas e garantir ainda mais segurança para o imóvel.

O que fazer para aproveitar as tendências do mercado imobiliário pós-pandemia?

Agora que você já sabe quais as principais tendências do mercado imobiliário pós-pandemia, também já sabe como se preparar para garantir transações mais vantajosas.

Se você tem ou está procurando um imóvel que deseja locar ou vender, não deixe de investir na consultoria adequada para potencializar seus ganhos.

Nessa tarefa, você pode contar com a experiência da GSA – Gestão e Solução de Ativos, referência em gestão e locação de imóveis comerciais.

Nossa empresa pode te ajudar a se preparar para as tendências do mercado em 2022 com processos digitais e sem burocracias desnecessárias! Faça uma cotação gratuita e comece a fazer o seu planejamento agora mesmo!