Os melhores cuidados e dicas para locação comercial

Postado na categoria Mercado Imobiliário em e atualizado em 18 de janeiro de 2022

Quem está começando ou expandindo um negócio encontra na locação comercial uma excelente alternativa para garantir o espaço físico de uma empresa sem comprometer o orçamento.

Afinal, toda empresa precisa de uma sede para receber clientes, alocar colaboradores, executar serviços ou até mesmo estocar e expor produtos.

A tarefa, no entanto, pode ser desafiadora, inclusive para pessoas que tenham experiência com imóveis comerciais. 

De qualquer forma, não precisa se preocupar, pois montamos um guia prático para te orientar nessa etapa estratégica do seu planejamento de negócios! Vamos lá!

Locação comercial: uma boa estratégia para pequenos e grandes negócios

Iniciar ou dar sequência a um processo de locação comercial pode ser uma ação simultaneamente simples e complexa, que apresenta alguns desafios para o locador ao mesmo tempo em pode ser descomplicada por passos simples.

Antes de bater o martelo sobre a nova sede do negócio, o locador deve ficar atento a alguns fatores, como a localização, o preço do aluguel e a estrutura oferecida pelo imóvel, para evitar que o sonho de ter a sua própria empresa vire um pesadelo.

Nessa procura, não são apenas as exigências do empresário que devem surgir na balança, mas também as necessidades de funcionários, clientes e fornecedores.

Quando essa conta “fecha”, não importa o tamanho ou segmento da empresa, é possível economizar um precioso capital que pode ser realocado em melhorias para o negócio!

Como garantir sua segurança no contrato de locação comercial?

O melhor caminho para evitar armadilhas na locação comercial é contar com a ajuda de quem conhece bem o tema, como a GSA – Gestão e Solução de Ativos.

Cada contrato tem suas próprias peculiaridades, que podem confundir até mesmo quem tem experiência em locar imóveis comerciais. 

Essas especificidades devem ser colocadas em primeiro plano para proteger os interesses do locador e do proprietário do imóvel negociado.

Para que você navegue sem dificuldades pelo mercado imobiliário, a GSA dispõe de uma equipe especializada em gestão e administração de imóveis comerciais, capaz de te ajudar desde a procura pela sede perfeita até a renovação do contrato!

Assim, você pode deixar o assunto para especialistas e reservar sua energia para cuidar das outras necessidades da empresa!

Solicite agora mesmo uma consultoria para encontrar as melhores soluções imobiliárias para o seu negócio!

A “Lei dos Ps” da locação comercial

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criou um método simples e efetivo capaz de orientar o empresário interessado em locação de imóvel comercial.

Estamos falando da fórmula dos Ps do Marketing, que pode ser de grande serventia para avaliar se um imóvel é ou não adequado para a sua empresa. Veja só!

Ponto

A primeira coisa que você deve analisar em um imóvel é o ponto em que está instalado, isto é, a localização. 

Vale a pena se organizar para visitar o imóvel em diferentes horários do dia para conferir o movimento de pedestres e veículos na região, a presença de concorrentes nas proximidades e a facilidade de acesso.

O imóvel escolhido fica perto de ponto de ônibus ou estação do metrô? Existem vagas de estacionamento nas redondezas? Como é a vizinhança do ponto escolhido?

Essas e outras perguntas podem te ajudar a constatar se a localização do imóvel atende às necessidades da sua empresa ou se é melhor continuar a procurar!

Preço

Quem está alugando um imóvel deve se certificar de que os custos envolvidos naquela transação estão de acordo com a realidade da empresa.

Afinal, de nada vale arrendar um imóvel perfeito se as contas não fecham e a empresa não consegue pagar suas despesas, sob risco de falência do negócio.

Nessas horas, não adianta olhar apenas o preço absoluto do aluguel: você precisa conhecer os outros gastos envolvidos na transação, como condomínio, segurança adicional, taxa de ponto e fundo de propaganda, entre outros.

Produto 

Não adianta locar um imóvel que cabe no seu bolso, mas não atende as necessidades do seu negócio: é preciso garantir que o produto (o imóvel) tenha estrutura adequada para o dia a dia da empresa.

Nessa etapa, é fundamental avaliar se o imóvel que você escolheu está em bom estado de conservação, dispõe de instalações elétricas e hidráulicas adequadas, tem acesso a internet de qualidade, oferece vagas de garagem e outros elementos estratégicos.

Quanto melhores as condições do imóvel, menos você precisará gastar em reformas e readequações.

O que evitar no seu contrato de locação comercial?

Você fez o dever de casa e encontrou o imóvel dos seus sonhos. E agora? Chegou a hora de assinar o contrato da sua locação comercial.

Mais uma vez, alguns cuidados simples podem livrar a sua empresa de enrascadas, confira!

Não assine o contrato de maneira imediata

Tome o seu tempo para avaliar com cautela o contrato de locação comercial. Certifique-se de que o prazo, os valores e até eventuais multas sejam satisfatórios para a empresa e não hesite em negociar condições melhores caso ache necessário.

É só a partir da leitura criteriosa do contrato que você conseguirá identificar pegadinhas que podem prejudicar o seu negócio.

Não conferir se o imóvel está em situação regular

O imóvel que você escolheu está com o recolhimento de impostos em dia? Você precisará solicitar alvará para executar sua atividade comercial neste ponto?

Conhecer a situação fiscal do imóvel é o primeiro passo para evitar surpresas desagradáveis depois que o contrato já estiver assinado.

Não pechinchar por melhores condições de pagamento

Você encontrou o imóvel dos seus sonhos, mas ele está acima do orçamento da sua empresa. Não se preocupe, pois talvez haja espaço para negociações!

O empresário pode tentar condições melhores de aluguel se assinar um contrato de prazo mais longo ou se dispensar vaga de garagem, entre outros, e, assim, garantir a viabilidade da locação!

O segredo para não errar na locação comercial

Se você não quer correr riscos com sua locação comercial, o melhor caminho é investir em uma consultoria especializada em soluções imobiliárias para empresas, como a GSA – Gestão e Solução de Ativos.

Dessa forma, você poderá contar com o know-how de especialistas em gestão de contratos de locação, atendimento personalizado e opções de imóveis nos melhores pontos comerciais da sua cidade!

A GSA é referência em aluguel de imóveis comerciais, oferecendo diversos serviços para locador e locatário, como consultoria técnica, comercialização de lojas, quiosques e pontos de venda em shoppings, conservação de imóveis e muito mais!

Entre em contato com os nossos consultores e comece a planejar o futuro da sua empresa com toda a segurança que o seu negócio merece!